sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O elevador

Prédio em construção na minha rua
Petersburg Street, Abuja, Nigéria

___________________

Há sons no meu prédio que se assemelham ao ruído de um elevador - a porta do elevador a abrir e a fechar. Se eu não estivesse tão habituada a elevadores, o que me pareceriam estes sons? Grandes asas a bater no espaço vazio dos corredores? A tampa de um forno gigante? Mosquitos da malária imensos e perscrutadores? Uma simples porta, de um vizinho, que faz mais barulho do que as outras? Mas a mim parece-me sempre um elevador. E imagino alguém a entrar ou a sair de um elevador.

Depois lembro-me de que estou em Abuja, neste prédio onde não há elevadores, e penso no universo referencial que nos influencia tanto e que é o responsável pela nossa capacidade de adaptação aos lugares. A comparação. Como prescindir dos pré-conceitos? Isso seria como prescindir do ultra-levur quando temos um ataque irresistível de diarreia. Ambos substantivos compostos, aliás. As coisas já não podem ser naturais. Quem quer que diga que “é natural”, mente. Só o dizer isso já é do mais artificial que há. Mas há quem queira sofrer muito para dizer que “foi de verdade natural”.

Há como que uma descida do meu coração em suspiro de alívio, quando oiço o som do elevador no meu prédio de Abuja.

4 comentários:

  1. De repente, dá a sensação de um castelo feito com um baralho de cartas.
    E foi assim, por tal ocre efemeridade, que consegui descobrir a rua onde moras...

    ResponderEliminar
  2. Olá linda menina.
    Agora já sei que posso visitar um pouco a minha Africa, através dos teus escritos que são maravilhosos. Mato um pouco as saudades e volto a sentir vontade de ali voltar.
    Vejo que a beleza se encontra por todo o lado, e tu por aí vais nela tropeçando.Abraço doce da
    Airanadel

    ResponderEliminar
  3. Se não fossemos nós todos feitos de pre-conceitos não teriamos existido nunca em lugar nenhum. a atitude mais honesta de todas é reconhece-lo.o teu pre-conceito do elevador é lindo. e muito bem escrito!
    há pre-conceito menos poeticos, porem....ter medo de um "preto" que se vê na rua,com mau ar, é um pre-conceito, natural porque humano. natural é tb a vontade q certas pessoas sentem - vontade genuina - em ouvir os pre-conceitos, tomar deles consciencia, e as vezes muda-los, como racismos e tal, outras reforça-los, outras simplesmente ser, feitos de pre-conceitos, pós-conceitos, pré-enlatados e tal...;)
    j.

    ResponderEliminar
  4. ...adoro o teu pre-conceito do elevador!
    j.

    ResponderEliminar