quinta-feira, 19 de março de 2009

universidade de Abuja II e outras coisas




final de uma aula à torreira com alunos do 3.º ano, universidade de Abuja, Abuja.
______________________

Este novo campus tornou-se operacional há 2 meses.
Antes só havia Gwagwalada, onde está situada a maior parte da chamada Universidade de Abuja. A cerca de 50 km de Abuja, numa vila caótica e suja - Gwagwalada.
Para o novo campus ainda só se transferiram uns poucos departamentos, entre os quais o Departamento de Inglês e Estudos Literários - de que faço parte, ao que parece.
A maior parte dos alunos vive precariamente em quartos alugados em Gwagwalada e arredores. Têm que pagar 80 nairas (por volta de 45 cêntimos) para o autocarro que os traz de Gwagwalada ao novo campus e que, quando não fica a meio do caminho por lhe terem saltado umas peças das entranhas, chega passados 45 minutos, 1 hora, ao destino.
Os alunos chegam cansados, atrasados e insatisfeitos. Afinal, pagam dinheiro por um sistema que não funciona minimamente.
E depois têm que ter aulas de Português sob uma sombra minguante, sem cadeiras nem mesas decentes, entardecendo ao sol, entre pasto e edifícios em contrução --- sem nada - apenas eu, eles e um quadro, que desta última vez me caiu em cima 4 ou 5 vezes enquanto explicava o artigo definido e a sua concordância em género e número com o substantivo que acompanha.
O sentido de humor tem limites.
E estes jovens estudantes, com pouco dinheiro, com pais que fazem um sacrifício imenso para que eles possam frequentar a universidade - não mereciam esta (como chamar?)... esta negligência, este desleixo, esta treta, esta grandessíssima merda de educação a que têm direito.
Um país como a Nigéria. Já se sabe - rico.
E os estrangeiros que para aqui vêm trabalhar, vêm apenas para sugá-lo ainda mais, para fazer dinheiro, para fazer muito dinheiro. Tanto dinheiro!
E pode-se morrer na estrada ou na casa de alguém depois de um acidente de carro ou outro nem assim tão grave - apenas porque não há ambulâncias, não há electricidade constante nos hospitais, não há gente preparada para grandes boas acções...

6 comentários:

  1. Oh querida...é isso aí! é bom que se denuncie, e não apenas aproveitar e aproveitar e aproveitar...estou contigo. beijos e força aí mulher;)
    Joana Abril

    ResponderEliminar
  2. YEAH, IT'S A SHAME http://www.youtube.com/watch?v=L6Yz_1yz3Iw :)

    Oh miuda, easy! Tens é q te deixar de ver esses filmes intelectuais e passar rapidamente a ver tds os episodios seguidos do mcgyver e do karate kid de enfiada.
    Entao aí é q quero ver os moinas aí a conseguirem fazer-te frente!! o.O


    KiZZes :)

    ResponderEliminar
  3. Já em Paris me lembrei muito de ti (por tantas causas...) e da Nigéria, por causa dos pacíficos e simpáticos senegaleses que vendem as torrinhas Eiffel que se iluminam de noite e fogem à socapa assim que a polícia se vislumbra.
    Perturba que eles tenham aquelas "oportunidades" perigosas, assim como são os nigerianos que dão a cara e o corpo aos comércios ilícitos desenvolvidos pela Mafia, em Itália, para não falar dos modos desumanos em que lá chegam.
    Como compreendo que te tenha "saltado a tampa", Fifi... Até eu me sinto meio esquisofrénica ao ler-te, depois de dar uma saltada à cidade-luz, exemplo de tantos luxos mas também de tantas desigualdades.
    És o meu orgulho. (Dito com parcimónia, à maneira zen.)---:)
    O meu beijo saudoso para ti e um abraço solidário a todos os teus alunos, que os sinto neste momento como se fossem todos meus filhos.
    Mámi

    ResponderEliminar
  4. P.S.
    Horrores à parte, estás com uma túnica linda!...:)
    Mámi

    ResponderEliminar
  5. P.S.2
    Disseste que o relógio do blogue estava com a hora nigeriana, mas neste momento são 20.55 em Portugal. Acho que a diferença entre um país e outro não é de sete horas a mais...
    Volta depressa! Dia bom para amanhã!
    Mámi

    ResponderEliminar
  6. Isto é que é uma universidade?! Que vergonha!
    Realmente, Saroca, só uma pessoa como tu para fazer frente a essas adversidades...
    Não desanimes... estás a enrriquecer a tua "alma"!...
    Tita

    ResponderEliminar