sexta-feira, 17 de abril de 2009

Jos





Jos, a norte da Nigéria.
_____________________

Por vezes sentia-me como no Longínquo Oeste. Em vez de rolos de ervas secas e ramos, encontrava lixo seco e restos de coisas como baldes, pegas de facas, sacos de plástico - que, afinal, não são mais do que lixo seco especificado. Se há substantivo que me venha à mente, depois da minha estada em Jos, é este: Secura. E também Cacto. E Tronco. Adjectivo?: Castanho. Talvez... Primordial.
Uma paisagem que nos remete para o princípio do Mundo. E para o fim - que a gente ainda nem sabe, mas imagina -, também. O princípio e o fim, sempre tão próximos, tão semelhantes, como gémeos do mesmo óvulo. Como ainda outras coisas contrastantes e banais.
Toda esta paisagem tão castanha e seca transformar-se-á em breve, durante a estação das chuvas. A ervinha vai brotar, depois de longa hibernação.
Estamos tão longe deste vigor, enfiados nas cidades! E somos tão pouco agradecidos à Natureza, já que tudo nos chega empacotado a casa, com a respectiva marca alimentar de confiança sobre o plástico protector...
As rochas eram assim, fendidas, quase todas, mascaradas como se fossem os perfis de gente desconhecida mas que se pressente importante - pelo desenho do nariz, da testa longa. Rochas de granito que irrompeu depressa de mais da terra, e que no seu erguer se foi partindo, rachando.
A temeridade tem o seu preço.

2 comentários:

  1. "E somos tão pouco agradecidos à Natureza" tenha ela o aspecto que tiver...
    Até a paisagem mais árida e áspera tem a sua beleza e consegue levar-nos a momentos de reflexão...
    Os resíduos sólidos abandonados são os sinais típicos do nosso desprezo e desrespeito pela Mãe Natureza que, em silêncio, suporta estes (e outros) maus tratos!
    Tita

    ResponderEliminar
  2. Temerária me parece que andas tu, afilhada! A protestar contra o racismo nos bush bares, a tirar fotos clandestinas à carnificina (Arghhh! Eu é que não tinha ficado a ver!)e a dizer aos senhores que não têm regras na estrada!!! Ai Jesus, que não foi isso que eu te aconselhei antes de partires! Tu vê lá se arranjas algum sarilho, que uma pessoa fica aqui nas preocupações!
    Parece mesmo que te estou a ver, com o diabinho do nariz no ar a segredar-te ao ouvido para fazeres essas coisas!

    Beijos,

    Madrinha Emma.

    ResponderEliminar